sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Lolita - Definição

Afinal, o que é lolita?

Lolita é um estilo Japonês inspirando primeiramente nas roupas e nos aspectos gerais do Período Vitoriano e Rococó. Esse movimento fashion começou no Japão por volta dos anos 70 e 80 e tem evoluído muito desde então. Hoje em dia Lolitas são bem populares por todo o mundo, graças ao avanço da tecnologia que nos permite saber tudo sobre elas.

O termo Lolita é usado para descrever um grupo bem especifico de garotas, que são “guiadas” por certas regras e costumes na hora de se vestir e ser (Veja Anatomia de uma Lolita). Mas mesmo com essas regras há uma variedade muito grande de estilos.

Há uma grande preocupação entre as Lolitas em não parecer sexy, pelo contrario Lolitas buscam a fofura das coisas. Há também a intenção de se parecer infantil em boa parte dos estilos, com saias rodadas, sempre na altura dos joelhos, rendas, laços e babados. No Brasil, as pessoas muitas vezes têm de recorrer à costureiras e às poucas marcas japonesas (e americanas) que exportam, pois ainda não há lojas especializadas no país.

O estilo Lolita não é considerado de maneira alguma cosplay! Se algum dia você ouvir alguma menina dizer que esta de ‘cosplay de Lolita’, ela não entende muito bem do assunto, mas se você ouvir alguém dizer que esta ‘vestida como uma Lolita’, essa com certeza se informou.

No Japão você pode encontrar uma Lolita em casas de Karaokê. Elas também costumam se reunir para tomar chá, fazer picnics ou ir a uma cafeteria ou confeitaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário